terça-feira, 3 de agosto de 2010

Partidos usam brechas na lei para não expor doadores

Apesar de novas regras criadas este ano pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para inibir doações ocultas nas eleições, os partidos já identificaram duas brechas para não expor a origem dos recursos repassados para campanhas eleitorais. A informação é de Breno Costa, em reportagem publicada na Folha (disponível para assinantes do jornal e do UOL).

O correto seria usar conta específica, que permitiria identificar o candidato beneficiado pelo dinheiro. A brecha encontrada pelas legendas foi justamente ignorar a nova conta. A maioria das doações do mês de junho entrou por meio de suas contas comuns, apesar de a "eleições" estar liberada.

A outra brecha, também admitida por tesoureiros, é a que permite uma espécie de "lavagem" de doações, numa operação triangular, em que os recursos do Fundo Partidário migram para as campanhas, e as doações de empresas são usadas para custeio interno.

Para o vice-presidente executivo do PSDB, Eduardo Jorge, as novas regras do TSE para identificar a cadeia completa de doações são uma "ilusão".

Gerardo Rodriguez/Arte

Nenhum comentário:

Postar um comentário